terça-feira, 27 de março de 2007

Não é racismo se insurgir contra branco, diz ministra - O Globo Online: "BRASÍLIA - A ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), diz que considera natural a discriminação dos negros contra os brancos. Em entrevista à BBC Brasil para lembrar os 200 anos da proibição do comércio de escravos pele Império Britânico, tido como o ponto de partida para o fim da escravidão em todo o mundo, ela disse que 'não é racismo quando um negro se insurge contra um branco'.
'A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou”, afirmou. "

Meu deus! eu acho isso um absurdo!
Ora, certamente ainda existe muito racismo de brancos contra negros aqui no Brasil, agora dizer que quando negro não gosta de branco não é racismo, eu não entendo onde está o raciocínio lógico. É exatamente a mesma lógica aplicada na escravidão: "Só eu posso, você não pode."

4 comentários:

Diego Matias disse...

Acredito que, nesse caso, a reação não é aceitável mas tem seu valor. Afinal, parte-se de um pressuposto bem verdadeiro. Pense nisso: Um assassino violento comete um crime e, apesar de todo mundo querer acertar as contas com ele, merece receber tratamento humano e justo das autoridades. Isso é a obrigação, mas não peça para a família ficar feliz com isso e tratá-lo da mesma maneira.
-------------------------------
Mas acho que você está certo. os negros têm o direito de se sentirem indignados, e talvez não tenham o de agirem da mesma forma.
Falta um pouco mais de retratação por parte dos países europeus, que deviam reconhecer seus atos e ajudar a África a sair do caos em que a deixaram.

Ederson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ederson disse...

Bem, em minha opinião, o Rafael está certo em ficar indignado. Gostaria apenas de salientar algumas coisas.

A abolição da escravidão já faz mais de um século. São raras as pessoas que vivem mais de 100 anos, portanto, os culpados da escravidão já estão mortos. Então, porque um branco de hoje deve pagar pelos erros de seus antepassados? Ainda mais no Brasil, que é um país de misturas raciais. Ninguém aqui pode falar que é um "branco puro" ou um "negro puro", etc. Mas, com isso, não quero dizer que não há discriminação, pois há sim! Existe a discriminação social!! Aquele que é pobre, não importa a raça, sempre é discriminado na sociedade. A grande maioria dos pobres é negra, deve ser por isso que a sociedade em geral acredita serem eles discriminados devido ao fato de serem negros. O fato de muitos negros serem pobres foi causado pela escravidão indiretamente, porque o governo aboliu a escravidão, mas não deu condições econômicas para que eles pudessem sobreviver adequadamente. A culpa nesse caso é do governo! Então, todo pobre branco, negro ou de outra raça tem o direito de cobrar do governo uma vida melhor. Com um negro rico não há discriminação. Tenho um exemplo bem aqui em minha cidade! É um cirurgião plástico negro de minha cidade, o Odo Adão.

Rafael disse...

Bom, só quero dizer que o comentário que aparece como removido pelo autor não foi removido por mim, pois nesse horário não tinha nem luz aqui no meu bairro! Acho que deu um bug no Blogger...