segunda-feira, 16 de abril de 2007

Discos Clássicos


Para dar seqüência a nossa seção de discos clássicos, hoje falaremos de um disco realmente de “peso”. Trata-se de uma das maiores obras-primas de rock pesado (com pintadas de swing) já produzidas. É o álbum Humanimal da banda Talisman, lançado em 1994. Junto com ele, vamos inaugurar uma outra seção, que é dos 10 maiores discos de rock da história. Humanimal está certamente nessa lista.
Há algumas curiosidades a respeito do lançamento desse disco. O material gravado pela banda excedeu o tamanho normal de um cd na época e eles decidiram lançar o álbum em duas partes. Além disso, a distribuidora japonesa tinha o direito de lançar a sua própria versão, o que realmente fez, reorganizando todo o material e lançando as duas partes de maneira distinta à original compilada pelos produtores. A versão que temos disponível é a japonesa e é a que é considerada a clássica, apesar de não ser a original da banda.
Humanimal é considerada a obra-prima do Talisman pelos fãs. Mostra o virtuosismo da banda no seu grau máximo. Tem músicas desde músicas heavy metal estilo Metálica (Hypocrite) até uma baladinha de violão para a namorada (Since you’ve gone) passando pelo hard moderno bem característico da banda, com a mistura de swing, groove e até rap (Colour my XTC). O resultado é um disco extremamente coeso e bem produzido, com a sonoridade característica da época e excepcionais performances de guitarra (Fredrik Akesson), baixo (Marcel Jacob – Malmsteen, John Norum) e vocais (Jeff Scott-Soto – Malmsteen, Takara, Eyes, Journey). Nota 10
Track List
Part 1
1.Hypocrite
2.Humanimal *
3.You cannot escape the revelation of the identical by seeking refuge in the illusion of the multiple
4.Animal Ritual
5.Wating R Time
6.TV Reality *
7.Since You've Gone *
8.My Best Friends Girl
9.Dear God
10.Blissful Garden *
11.Lonely World *
12.Delusions of Grandeur
13.3233 + Colour my XTC *
14.Fabricated War

Part 2
1.3233 Colour my XTC
2.Fabricated War
3.Tainted Pages *
4.TV Reality
5.Seasons
6.All + All
7.D.O.A.P.S. *
8.Blissful Garden
9.Lonely World
10.Delusions of Grandeur
11.Since You've Gone
12.Humanimal
13.Doin' Time Wit' My Baby
14.2 Know Some1 Deeply is 2 Know Some1 Softly
15.Todo y Todo
16.Dear God

* Melhores músicas