domingo, 22 de abril de 2007

John Norum




Hoje estamos fazendo uma homenagem a John Norum, guitarrista norueguês, formador e atual guitarrista da banda sueca Europe, que talvez seja a banda de hard rock que obteve maior sucesso até hoje; foi muito popular nos anos 80 com o disco "The Final Countdown". Curiosamente, John Norum não tem o reconhecimento que merece como guitarrista. Podemos considerá-lo como um tanto underground.
E quem escuta os seus discos solo hoje, não acredita no visual glam star da banda Europe no auge da carreira. O som atual de Norum parece querer se desvinciliar daquele passado de sucesso pop star.
O início da carreira solo foi com Total Control (1987), trazendo o inigualável Göran Edman (Malmsteen) nos vocais e Marcel Jacob(Talisman) no baixo, que é um ótimo início após o sucesso do Europe.
Em 1990 ele grava Up from the Ashes (que será comentado aqui em breve na seção Discos Clássicos) com a banda de Don Doken, marcando o disco com seus solos melodiosos
O segundo disco é obra prima Face the Truth (1992), um dos melhores discos de hard, com Glenn Hugues nos vocais!
No terceiro album, Another Destination (1995), John Norum começou a trilhar um estilo bem particular, mais pesado e bluesy. Sua pegada na guitarra é forte, lembrando Gary Moore, Steve Ray Vaughn e Yngwie Malmsteen.
Worlds Away de 1996, com Kelly Kieling nos vocais - assim como o anterior - é um disco um pouco mais experimental, variando de músicas muito pesadas até estruturas mais progressivas.
A partir daqui, Norum assume os vocais de seus próprios discos - Slipped into Tomorrow (1999) e Optimus (2005) e trabalha agora com estruturas de composição mais simples e mais visceral, lembrando as bandas de hard dos anos 70. A influência de Thin Lizzy é notória. Nesse meio tempo ele grava um disco no Dokken e reune o Europe, que já lançou dois novos albuns.

Nenhum comentário: